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dez 08

O que é processo picking?

O Picking ou “Separação” é uma das tarefas mais importantes nas operações de warehouse, se trata de um processo chave para a produtividade e eficiência na cadeia de abastecimento, mas também é uma das mais caras.

A tecnologia oferece grandes oportunidades para otimizar o Picking, e mais e mais empresas estão iniciando o caminho para o warehouse inteligente. Vejamos algumas das melhores práticas de otimização de separação e algumas soluções de tecnologia para melhorar a produtividade.

O que é Picking?

Picking é o processo pelo qual os pedidos são preparados no depósito, agrupando as mercadorias e deixando-as prontas para o transporte. Normalmente entendemos que o termo picking inclui todos os processos que vão desde o recebimento do pedido até o agendamento do envio, passando pela seleção e embalagem da mercadoria.

Muitas vezes, o termo picking é confundido com “pick and pack”, que em inglês significa “Separar & Embalar”. Separar e Embalar refere-se à fase em que os produtos são embalados para transporte.

O Picking é realizado em todos os armazéns de forma mais ou menos sofisticada, desde o operador que recolhe a mercadoria totalmente à mão, até aos armazéns onde o processo é totalmente automatizado. O Picking é um dos processos mais caros, pois pode pesar entre 45% e 65% dos custos totais do armazém.

Portanto, utilizá-lo é sempre um objetivo fundamental para a gestão de almoxarifado, pois é fundamental para a competitividade da empresa. Por um lado, reduzir os custos desse processo permite aumentar a margem de lucro. E, por outro lado, agilizar o processo diminui a espera por pedidos, o que aumenta a satisfação do cliente.

Chaves para otimizar o processo de Picking

É verdade que, quanto maior a empresa, mais ela pode se beneficiar das otimizações; E também é verdade que em qualquer empresa, mesmo a menor, é possível otimizar o processo de picking. É claro que não existem dois depósitos iguais, então não existe uma fórmula mágica que funcione em todos os casos.

Para ter sucesso na otimização do picking, é necessário estudar bem o desenho do armazém, os diferentes tipos de mercadoria e os processos e roteiros que nela se realizam, além de avaliar os contributos que a tecnologia pode dar ao processo e à implementação das possibilidades.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer em termos de adoção de tecnologias digitais na cadeia de suprimentos, cada vez mais empresas estão utilizando automação e soluções tecnológicas para realizar esses processos.

Vamos ver as etapas a seguir e algumas das práticas recomendadas:

Definir a metodologia de preparação do pedido:

Em um armazém onde o picking não é otimizado, esta função será realizada seguindo o pedido do pedido. É uma das formas menos eficientes de fazê-lo, tanto quando é feito individualmente quando um grupo de operadoras participa da elaboração dos pedidos.

Outra metodologia divide o armazém em zonas e atribui cada uma das zonas a um operador, que se encarregará de incluir no pedido as mercadorias da sua área. Ou a preparação de pedidos em onda, que consiste em agrupar pedidos e entregá-los por hora.

As melhores otimizações vêm da mão da tecnologia. As metodologias de separação de pedidos mais eficientes incluem o código de barras amplamente utilizado, além de outras soluções mais sofisticadas, como a separação por voz.

Organizar o armazém classificando as mercadorias de acordo com o seu volume e volume de negócios

Localizar as mercadorias com maior giro nas áreas mais acessíveis é o primeiro passo para reduzir as rotas. No caso de armazenamento vertical, o melhor é colocar os produtos mais demandados nos níveis inferiores, deixando os níveis superiores para os produtos com menor giro.

Outra boa prática é atribuir localizações diferentes a produtos com referências diferentes, para evitar confusão que leva a custos de tempo desnecessários.

As visitas são uma das fases de separação mais demoradas de todo o processo. De fato, estima-se que as viagens que os operadores realizam no armazém para a preparação de uma encomenda podem ocupar até 35% do tempo total despendido na separação.

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