É fundamental que a logística de alimentos de sua empresa seja eficiente. Isso porque esse segmento apresenta grandes desafios para quem atua na área.
Não precisamos nem dizer que manter a qualidade dos alimentos é muito importante e garantir que eles cheguem na casa das pessoas, de forma segura, exige algumas práticas para otimizar todo o processo logístico.
Principais cuidados desse processo logístico
Para quem é responsável pelo fornecimento de alimentos, seguir as normas legais é uma obrigação, uma vez que eles devem ser entregues com total qualidade.
Os alimentos estragados e fora do prazo de valide podem ocasionar sérios problemas à saúde como intoxicações e infecções.
Por isso, o modelo da embalagem escolhida é o primeiro fator a ser observado no momento em que os alimentos forem transportados, principalmente os perecíveis.
O processo da logística de alimentos
O processo da logística de alimentos, que envolve a armazenagem, exige bastante atenção. Isso pelo fato de que é nesse momento que os alimentos são manuseados, o que amplia as possibilidades de ocorrer algum dano na embalagem.
O transporte das mercadorias deve ser feito de forma adequada e eficaz. Assim, é fundamental considerar as especificidades de cada tipo de produto alimentício.
Matérias-primas e mercadorias não refrigerados, por exemplo, exigem transporte e armazenagem diferentes de alimentos prontos para servir. Além disso, cada espécie de alimento demanda uma embalagem própria, capaz de assegurar condições específicas.
Monitore sua equipe e seus fornecedores
Quer uma dica? Mesmo que as etapas do processo logístico sejam cautelosas, é necessário efetivar o controle e o monitoramento de todas as fases que envolvem a logística de alimentos.
Monitoramento da temperatura
Alguns alimentos exigem cuidados extras e precisam da manutenção de uma certa temperatura durante o trajeto. Nesse caso, é preciso contar com uma transportadora que tenha veículos adaptados para isso e que adote um rígido controle durante todo o transporte.
Cuidados no empilhamento dos alimentos
É preciso ter atenção ao coeficiente máximo de empilhamento permitido pelas embalagens. Esse cuidado minimiza os riscos de danos e assegura que os produtos não sofram impactos indesejáveis.
Com uma estrutura funcional, rápida e flexível, a J&J atua também no segmento de transporte de alimentos e oferece soluções logísticas completas.
Atualmente, conta com profissionais capacitados e especializados que estão sempre em contato com seus clientes, garantindo, assim, um melhor atendimento e integridade da carga.